Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa política de privacidade.
Num cenário de forte competitividade e demandas de mercado cada vez mais criteriosas, a busca pelos selos ou certificações de qualidade, como a famosa ISO 9001, está entre as alternativas mais usadas para que as organizações tenham uma efetiva melhora na eficiência de seus processos de gestão e produção. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2023 foram emitidos 5.277 certificados deste tipo por meio do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). Em comparação ao ano anterior, com 4.330 certificações, o aumento é de quase 22%. Atualmente, são mais de 27 mil empresas no Brasil certificadas pela ISO 9001, segundo dados da própria Organização Internacional de Normalização ou ISO, com sede em Genebra, na Suíça.
Com 30 anos de mercado, a GPL Incorporadora, em Goiânia, está entre essas 27 mil companhias chanceladas pela norma de qualidade internacional. Neste mês de junho, a empresa celebrou os 20 anos de conquista do selo em um evento com os colaboradores no espaço Arena GPL. Segundo a coordenadora de qualidade da incorporadora, Kamila Rhenara, obter a renovação da certificação ISO 9001 significa, na prática, a garantia de qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa. “Muito mais do que um motivo de orgulho, obter esse selo representa propriedade, segurança e confiabilidade no nosso serviço. A norma nos estabelece, por exemplo, critérios de eficiência que vão desde a compra de materiais certificados, como tintas, revestimentos cerâmicos, até a contratação de prestadores de serviço, com a indicação de mão de obra terceirizada qualificada”, pontua.
Ainda de acordo com a coordenadora de qualidade da GPL, com a certificação ISO 9001, a empresa eleva não só a satisfação do cliente final, mas também o compromisso em todo o seu processo de desenvolvimento. “A renovação da certificação veio para selar o nosso compromisso com qualidade na entrega dos nossos produtos e serviços, bem como melhorar a eficiência operacional e também a satisfação dos nossos clientes e parceiros”, ressalta.
Selo internacional
Considerado o selo internacional de qualidade mais utilizado mundialmente, a ISO 9001 corresponde a uma norma que orienta sobre a implantação de um sistema de gestão de alta performance, apontando os requisitos necessários para elevar o grau de eficiência em todos os processos. Atualmente, a certificação está em sua versão de 2015.
Segundo Kamila Rhenara, tanto a implementação como a manutenção bem-sucedida da certificação ISO 9001 depende de alguns passos, como a análise das brechas no controle de qualidade, implementação de mudanças necessárias e auditoria interna e externa. “É um acompanhamento contínuo. Então, além do básico, como ter um CNPJ ativo, a empresa deve cumprir a legislação do negócio, seguir os passos da implementação de acordo com as instruções, realizar uma auditoria interna e contar com o serviço de um organismo certificador”, relata.
Mais certificação
Além do selo ISO 9001, a empresa renovou também a sua certificação PBQP-H. A norma do Governo Federal, cuja certificação visa promover a modernização e a melhoria contínua na qualidade das habitações do país, é voltada para o setor da construção civil e obras públicas. “Através dessas duas certificações, nós definimos quais os seus processos, o nosso modo de fazer baseado na lei e passamos a ter que cumprir isso. É um compromisso que temos desde os nossos colaboradores, até o cliente final”, alega.
Conforme explica a coordenadora de qualidade, as certificações são um processo percorrido diariamente. “Nós somos auditados duas vezes por ano, uma auditoria interna, através de uma consultoria que nos avalia e acompanha todo o processo interno, nos pontuando sobre o que melhorar. Já a outra auditoria é externa, sendo realizada no segundo semestre de cada ano, com um órgão acreditado pelo Inmetro”, complementa.
Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência, aperfeiçoar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Antes de utilizar nosso site, leia atentamente nossa política de privacidade.