Institucional Empreendimentos Sustentabilidade Contato Espaço do Corretor Espaço do Cliente
Compartilhar no:

Padroeira de Goiânia - Conheça a História por trás do Feriado

Nós da GPL Incorporadora temos um grande interesse pela história de nossa capital, Goiânia. Inclusive já fizemos um outro artigo aqui no blog contando um pouco sobre a história do Setor Coimbra, um dos primeiros que a cidade teve. E como neste mês de maio temos um feriado municipal em homenagem à padroeira de Goiânia, resolvemos contar um pouco sobre a história por trás desta data.

Nossa Senhora Auxiliadora é uma das formas de devoção da Virgem Maria, que era chamada pelos cristãos dos primeiros séculos de “Auxiliadora”, em grego é “Boeteia”, e significa “a que traz auxílios vindos do céu”. Além disso, em 1571, Dom João da Áustria invocou o auxílio da Virgem na Batalha de Lepanto e, após sua vitória, o Papa Pio V incluiu “Auxiliadora dos Cristãos” ao “Nossa Senhora”, como uma forma de agradecimento.

Na década de 40, aqui em Goiânia, uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora veio emprestada de São Paulo para a missa campal de batismo inaugural da cidade. A imagem ficou exposta no altar durante toda a missa, que foi realizada na Praça Cívica.

Foto: Livro Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Catedral Metropolitana de Goiânia - 75 anos de 2012. Divulgação: página Goiânia Antiga.

Dona Gercina Borges, esposa do então Governador do Estado de Goiás e idealizador da cidade de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, tinha como intenção colocar sob a proteção da Nossa Senhora Auxiliadora, de quem era devota, a cidade que surgia.

A imagem que veio emprestada acabou ficando e o local onde a missa inaugural foi realizada se tornou a primeira Catedral de Goiás, onde a imagem se encontra até os dias atuais.

Foto: Livro Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Catedral Metropolitana de Goiânia - 75 anos de 2012. Divulgação: página Goiânia Antiga.

Toda essa forte história levou a Câmara Municipal de Goiânia a criar uma lei que dava o título de padroeira de Goiânia à Nossa Senhora Auxiliadora e, como uma homenagem a ela, decretaram feriado municipal na data em que se celebra o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, 24 de maio.

Goiânia possui uma belíssima história e, sempre que pudermos, vamos divulgá-la por aqui, em nosso Facebook e Instagram. Para você que é de Goiânia, desejamos um ótimo feriado!

Fontes de pesquisa: Catedral de Goiânia, Pai Eterno e Orientar Centro Educacional.

VEJA COMO SER GRATO IMPACTA POSITIVAMENTE A VIDA DAS PESSOAS
06 / 01 / 2022 VEJA COMO SER GRATO IMPACTA POSITIVAMENTE A VIDA DAS PESSOAS

Sentimento proporciona sensação de alegria e possibilita melhorias nos relacionamentos interpessoais. No trabalho, também representa possibilidades de crescimento contínuo

Saiba mais
APARTAMENTOS STUDIO VIERAM PARA FICAR
30 / 08 / 2021 APARTAMENTOS STUDIO VIERAM PARA FICAR

Se você está pensando em comprar seu próprio imóvel ou investir no setor imobiliário, precisa ficar de olho nesta tendência. Os apartamentos studio vieram para ficar. Esse tipo de empreendimento é um dos mais procurados em grandes cidades.

Saiba mais